Avançar para o conteúdo principal

Quem foi o verdadeiro inventor do avião?

Pelas regras estabelecidas pelo Aeroclube da França, instituição aeronáutica de maior prestígio do mundo da época, só seriam consideradas para as competições dos prêmios as invenções de máquinas que:

• pudessem decolar de forma autônoma.
• fossem completamente controladas pelo piloto
• cujas demonstrações fossem supervisionadas pela comissão da instituição, ou seja, só poderia acontecer na França.

Baseado nisso, Santos-Dumont foi eleito o autor do primeiro voo com uma máquina voadora mais pesada do que o ar de forma autônoma e com a presença da Comissão Avaliadora do Aeroclube da França.
No entanto, as duas máquinas, tanto a de Santos-Dumont quanto a dos irmãos Wright, apresentam "falhas" questionáveis e que não estão totalmente dentro das regras do Aeroclube da França, o que faz com que exista muitas discussões a respeito disso.

Baseado nas pesquisas, o grupo chegou a conclusão de que o inventor Alberto Santos-Dumont foi o primeiro a realizar o voo. Mesmo sendo feito alguns anos depois dos irmãos Wright, de acordo com a forma como as máquinas foram montadas e com as regras da Comissão Avaliadora do Aeroclube da França, o 14-Bis seria o mais ''adequado'', assim, ele seria o primeiro avião a funcionar.

Bibliografia: 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Robô Gladiador - Geradores e Receptores

Nas aulas anteriores estudamos sobre geradores (força eletromotriz, transforma uma energia qualquer em energia elétrica) e receptores elétricos (força contra eletromotriz, que transforma energia elétrica em uma energia qualquer), que fornecem e recebem a energia de um circuito. Eles podem ser diretamente relacionados com o Robô Gladiador, já que na parte elétrica dele a bateria é o gerador de energia e os receptores são os motores que vão utilizar da energia para fazer o robô se movimentar.

Novos Projetos

Com o fim do projeto do Robô Gladiador, o grupo já está se preparando para os novos e últimos projetos de física do ano. Nosso professor propôs dois desafios que devem ser realizados em sala: a construção de um castelo de cartas e um experimento sobre empuxo que tem como objetivo fazer um objeto qualquer não boiar e nem flutuar em um recipiente com água, ou seja, ficar em equilíbrio no meio. Estamos treinando para ambos os testes, que serão realizados nas aulas dessa semana. Com o castelo de cartas ainda não obtivemos sucesso, mas com o experimento do empuxo tivemos algum avanço. 

Robô Gladiador - Teste em Sala

Em nossa aula de física de ontem, foi realizado um teste com os robôs de cada grupo a fim de saber se eles já eram capazes de andar. No entanto, nenhum dos integrantes de nosso grupo esteve presente na aula. Motivo: N° 3: afastamento por questões médicas N°s 10, 14, 17, 18, 28, 32 e 36: estão na viagem de formatura Assim, como não foi possível apresentar o andamento do trabalho pessoalmente, estamos mostrando aqui a atual situação do nosso robô. Estamos com dificuldades para fazê-lo andar em linha reta pois seus motores são diferentes. Pretendemos comprar motores novos iguais mas ainda não sabemos se isso será possível por questões financeiras, já que essa peça é bem cara.  Vamos continuar buscando melhorar nosso projeto da forma mais prática e econômica possível, e qualquer alteração será publicada aqui no blog.