Avançar para o conteúdo principal

Primeira Montagem da Base e do Paraquedas

Na sexta-feira passada, o grupo se reuniu para dar início ao processo de montagem da base e do paraquedas. Não foi possível finalizar a montagem da base pois encontramos problemas nas medidas dos canos utilizados, e então teremos que comprar canos diferentes para tentar fazer o projeto. Utilizamos as medidas da lista do Lúcio, porém como o nosso T era menor os outros canos não deram certo. Também só conseguimos adquirir a rolha depois, por isso a foto dela não havia sido publicada junto dos outros materiais da base. Ainda não compramos outro modelo de cano para a base. 

Para construir a base, utilizamos uma chapa de madeira e a furamos, colocando os quatro parafusos de modo que o T ficasse entre eles. Passamos a mangueira dentro do T e prendemos os ''enforca gato'' com fita isolante no cano de 6cm. Prendemos as porcas nos parafusos e colocamos o cano de esgoto por cima do cano de 6cm, fazendo dois furos nele para passar o barbante de 6m. Prendemos também o bico de pneu de bicicleta em uma das extremidades da mangueira, mas ainda não utilizamos a abraçadeira de ferro e nem furamos a rolha de cortiça. No entanto, já tivemos um bom avanço no projeto e esperamos que em mais um dia de montagem a base já esteja finalizada para teste.

Para cortar o paraquedas, usamos como base o vídeo indicado por nosso professor, cujo link já foi postado aqui no blog. O paraquedas foi feito com cortina de box de banheiro recortada e amarrada em barbantes, porém quando fomos testá-lo achamos que ele não era muito resistente pois se rasgou com facilidade. O material utilizado foi o mais indicado, então achamos que o problema está no modo que fizemos e não no material em si. Vamos pensar em um jeito de melhorar essa parte do projeto também. 




















Comentários

Mensagens populares deste blogue

Robô Gladiador - Geradores e Receptores

Nas aulas anteriores estudamos sobre geradores (força eletromotriz, transforma uma energia qualquer em energia elétrica) e receptores elétricos (força contra eletromotriz, que transforma energia elétrica em uma energia qualquer), que fornecem e recebem a energia de um circuito. Eles podem ser diretamente relacionados com o Robô Gladiador, já que na parte elétrica dele a bateria é o gerador de energia e os receptores são os motores que vão utilizar da energia para fazer o robô se movimentar.

Centro de Gravidade e Centro de Pressão

O centro de gravidade de um corpo é o ponto onde pode ser considerada a aplicação da força da gravidade. Se as dimensões desse corpo forem pequenas, o centro de gravidade praticamente coincide com o centro de massa. O centro de massa é a posição média de todas as partes do corpo, ponderada de acordo com a massa do objeto. Ou seja, é o ponto de equilíbrio das forças gravitacionais que agem sobre o corpo. Para objetos rígidos simples com densidade uniforme, o centro de massa está localizado em seu centro. No entanto, algumas vezes o centro de massa não está em nenhuma parte do objeto. O centro de massa de um anel, por exemplo, está localizado em seu centro, onde não há nenhum material. Para objetos com formas mais complicadas, é preciso de uma definição matemática mais geral do centro de massa: ele é a posição única na qual a soma dos vetores de posição ponderados de todas as partes do sistema é igual a zero. Como os centros de massa e de gravidade estão quase ...

Conclusão dos Projetos e do Blog

Na última segunda-feira, dia 18, fizemos o desafio do castelo de cartas em nossa aula de física. Os grupos da sala disputaram entre si e nosso grupo venceu 4 vezes e empatou 1, o que nos conferiu pontos para a competição de sala. Hoje foi realizado o experimento do empuxo, e nosso grupo utilizou como objeto um canudo de plástico preso a um grampo de grampeador, pois já havíamos testado isso antes e tinha funcionado muito bem. Como esperado pelo teste*, conseguimos um excelente resultado no desafio: nosso objeto ficou por mais de 2 minutos parado na água, sem afundar ou boiar. Nosso tempo foi o melhor entre todos os grupos da escola e estamos muito felizes e orgulhosos com nosso desempenho. *Vídeo do último teste antes do desafio em sala: Como hoje o professor finalizou a competição de sala e não temos mais nenhum trabalho para fazer, esta será a última postagem do blog. Agradecemos a todos que nos acompanharam e, especialmente, ao professor Maurício, que nos ensinou...