Avançar para o conteúdo principal

Primeira Montagem da Base e do Paraquedas

Na sexta-feira passada, o grupo se reuniu para dar início ao processo de montagem da base e do paraquedas. Não foi possível finalizar a montagem da base pois encontramos problemas nas medidas dos canos utilizados, e então teremos que comprar canos diferentes para tentar fazer o projeto. Utilizamos as medidas da lista do Lúcio, porém como o nosso T era menor os outros canos não deram certo. Também só conseguimos adquirir a rolha depois, por isso a foto dela não havia sido publicada junto dos outros materiais da base. Ainda não compramos outro modelo de cano para a base. 

Para construir a base, utilizamos uma chapa de madeira e a furamos, colocando os quatro parafusos de modo que o T ficasse entre eles. Passamos a mangueira dentro do T e prendemos os ''enforca gato'' com fita isolante no cano de 6cm. Prendemos as porcas nos parafusos e colocamos o cano de esgoto por cima do cano de 6cm, fazendo dois furos nele para passar o barbante de 6m. Prendemos também o bico de pneu de bicicleta em uma das extremidades da mangueira, mas ainda não utilizamos a abraçadeira de ferro e nem furamos a rolha de cortiça. No entanto, já tivemos um bom avanço no projeto e esperamos que em mais um dia de montagem a base já esteja finalizada para teste.

Para cortar o paraquedas, usamos como base o vídeo indicado por nosso professor, cujo link já foi postado aqui no blog. O paraquedas foi feito com cortina de box de banheiro recortada e amarrada em barbantes, porém quando fomos testá-lo achamos que ele não era muito resistente pois se rasgou com facilidade. O material utilizado foi o mais indicado, então achamos que o problema está no modo que fizemos e não no material em si. Vamos pensar em um jeito de melhorar essa parte do projeto também. 




















Comentários

Mensagens populares deste blogue

Robô Gladiador - Geradores e Receptores

Nas aulas anteriores estudamos sobre geradores (força eletromotriz, transforma uma energia qualquer em energia elétrica) e receptores elétricos (força contra eletromotriz, que transforma energia elétrica em uma energia qualquer), que fornecem e recebem a energia de um circuito. Eles podem ser diretamente relacionados com o Robô Gladiador, já que na parte elétrica dele a bateria é o gerador de energia e os receptores são os motores que vão utilizar da energia para fazer o robô se movimentar.

Novos Projetos

Com o fim do projeto do Robô Gladiador, o grupo já está se preparando para os novos e últimos projetos de física do ano. Nosso professor propôs dois desafios que devem ser realizados em sala: a construção de um castelo de cartas e um experimento sobre empuxo que tem como objetivo fazer um objeto qualquer não boiar e nem flutuar em um recipiente com água, ou seja, ficar em equilíbrio no meio. Estamos treinando para ambos os testes, que serão realizados nas aulas dessa semana. Com o castelo de cartas ainda não obtivemos sucesso, mas com o experimento do empuxo tivemos algum avanço. 

Robô Gladiador - Teste em Sala

Em nossa aula de física de ontem, foi realizado um teste com os robôs de cada grupo a fim de saber se eles já eram capazes de andar. No entanto, nenhum dos integrantes de nosso grupo esteve presente na aula. Motivo: N° 3: afastamento por questões médicas N°s 10, 14, 17, 18, 28, 32 e 36: estão na viagem de formatura Assim, como não foi possível apresentar o andamento do trabalho pessoalmente, estamos mostrando aqui a atual situação do nosso robô. Estamos com dificuldades para fazê-lo andar em linha reta pois seus motores são diferentes. Pretendemos comprar motores novos iguais mas ainda não sabemos se isso será possível por questões financeiras, já que essa peça é bem cara.  Vamos continuar buscando melhorar nosso projeto da forma mais prática e econômica possível, e qualquer alteração será publicada aqui no blog.