Avançar para o conteúdo principal

Conclusão dos Projetos e do Blog


Na última segunda-feira, dia 18, fizemos o desafio do castelo de cartas em nossa aula de física. Os grupos da sala disputaram entre si e nosso grupo venceu 4 vezes e empatou 1, o que nos conferiu pontos para a competição de sala.

Hoje foi realizado o experimento do empuxo, e nosso grupo utilizou como objeto um canudo de plástico preso a um grampo de grampeador, pois já havíamos testado isso antes e tinha funcionado muito bem. Como esperado pelo teste*, conseguimos um excelente resultado no desafio: nosso objeto ficou por mais de 2 minutos parado na água, sem afundar ou boiar. Nosso tempo foi o melhor entre todos os grupos da escola e estamos muito felizes e orgulhosos com nosso desempenho.

*Vídeo do último teste antes do desafio em sala:



Como hoje o professor finalizou a competição de sala e não temos mais nenhum trabalho para fazer, esta será a última postagem do blog. Agradecemos a todos que nos acompanharam e, especialmente, ao professor Maurício, que nos ensinou Física brilhantemente durante os 3 anos do Ensino Médio. Somos muito gratos por tudo!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Últimos testes - parte 3

Na véspera da competição, nos reunimos pela última vez para a realização dos testes finais. Em alguns lançamentos o foguete não teve o desempenho esperado, e imaginamos que a pressão estava saindo por algum lugar. Colocamos um pouco de fita veda rosca na rolha e depois disso ele funcionou. Fizemos mais foguetes e mais paraquedas, pois queremos estar preparadas para quaisquer incidentes no dia da competição e por isso levaremos vários materiais de reserva. Nosso projeto raramente atinge o tempo esperado de 10 segundos no ar, porém se tudo funcionar já estaremos satisfeitas com o desempenho do nosso foguete. 

Primeiro Teste com o Paraquedas

O grupo se reuniu ontem novamente para testar o paraquedas no foguete. Não conseguimos apenas prender o paraquedas na garrafa pois ele acabava soltando, então fizemos um cone com pasta de plástico para cobri-lo e liberá-lo apenas no momento desejado. Para isso, utilizamos a trava mencionada no post anterior e prendemos tudo com elástico e barbante. O projeto funcionou em alguns testes mas falhou em outros, abrindo o paraquedas no momento errado ou não abrindo. Além disso, mesmo funcionando ele ainda não atingiu o tempo esperado no ar (no mínimo 10 segundos). Por isso, vamos nos reunir amanhã novamente para criar outro cone e outra trava a fim de fazer o trabalho funcionar sempre. 

Últimos testes - parte 2

Na quarta-feira, dia 07, os membros do grupo se reuniram novamente pois precisávamos consertar os enforca gato da base. Compramos mais fita isolante e conseguimos fixá-los novamente sem maiores problemas. No entanto, o paraquedas continuou não abrindo em alguns testes e não soubemos resolver isto.