Avançar para o conteúdo principal

Conclusão dos Projetos e do Blog


Na última segunda-feira, dia 18, fizemos o desafio do castelo de cartas em nossa aula de física. Os grupos da sala disputaram entre si e nosso grupo venceu 4 vezes e empatou 1, o que nos conferiu pontos para a competição de sala.

Hoje foi realizado o experimento do empuxo, e nosso grupo utilizou como objeto um canudo de plástico preso a um grampo de grampeador, pois já havíamos testado isso antes e tinha funcionado muito bem. Como esperado pelo teste*, conseguimos um excelente resultado no desafio: nosso objeto ficou por mais de 2 minutos parado na água, sem afundar ou boiar. Nosso tempo foi o melhor entre todos os grupos da escola e estamos muito felizes e orgulhosos com nosso desempenho.

*Vídeo do último teste antes do desafio em sala:



Como hoje o professor finalizou a competição de sala e não temos mais nenhum trabalho para fazer, esta será a última postagem do blog. Agradecemos a todos que nos acompanharam e, especialmente, ao professor Maurício, que nos ensinou Física brilhantemente durante os 3 anos do Ensino Médio. Somos muito gratos por tudo!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Robô Gladiador - Geradores e Receptores

Nas aulas anteriores estudamos sobre geradores (força eletromotriz, transforma uma energia qualquer em energia elétrica) e receptores elétricos (força contra eletromotriz, que transforma energia elétrica em uma energia qualquer), que fornecem e recebem a energia de um circuito. Eles podem ser diretamente relacionados com o Robô Gladiador, já que na parte elétrica dele a bateria é o gerador de energia e os receptores são os motores que vão utilizar da energia para fazer o robô se movimentar.

Novos Projetos

Com o fim do projeto do Robô Gladiador, o grupo já está se preparando para os novos e últimos projetos de física do ano. Nosso professor propôs dois desafios que devem ser realizados em sala: a construção de um castelo de cartas e um experimento sobre empuxo que tem como objetivo fazer um objeto qualquer não boiar e nem flutuar em um recipiente com água, ou seja, ficar em equilíbrio no meio. Estamos treinando para ambos os testes, que serão realizados nas aulas dessa semana. Com o castelo de cartas ainda não obtivemos sucesso, mas com o experimento do empuxo tivemos algum avanço. 

Robô Gladiador - Teste em Sala

Em nossa aula de física de ontem, foi realizado um teste com os robôs de cada grupo a fim de saber se eles já eram capazes de andar. No entanto, nenhum dos integrantes de nosso grupo esteve presente na aula. Motivo: N° 3: afastamento por questões médicas N°s 10, 14, 17, 18, 28, 32 e 36: estão na viagem de formatura Assim, como não foi possível apresentar o andamento do trabalho pessoalmente, estamos mostrando aqui a atual situação do nosso robô. Estamos com dificuldades para fazê-lo andar em linha reta pois seus motores são diferentes. Pretendemos comprar motores novos iguais mas ainda não sabemos se isso será possível por questões financeiras, já que essa peça é bem cara.  Vamos continuar buscando melhorar nosso projeto da forma mais prática e econômica possível, e qualquer alteração será publicada aqui no blog.