Avançar para o conteúdo principal

Teste com o novo Cone / Novos Paraquedas

Nos reunimos ontem para testar o novo projeto do cone e também para confeccionar novos paraquedas, pois queremos ter vários por segurança. Infelizmente só conseguimos realizar um lançamento pois começou a chover e não pudemos prosseguir com os testes. 

Percebemos que a forma de dobrar o paraquedas é muito importante. Concluímos que o jeito certo é dobrando o paraquedas ao meio formando um semicírculo, depois dobrando ao meio de novo e etc., até ele ficar estreito. É importante nesse momento deixar todos os fios alinhados. Depois disso, ele é dobrado em zigue-zague tomando cuidado para não deixar ar dentro dele. O paraquedas deve ser colocado cuidadosamente dentro do cone para não amassar.

No teste, o paraquedas abriu como esperado, porém o foguete foi muito baixo e não sabemos exatamente o motivo. Acreditamos que é porque algo deu errado com a base, ela está um pouco instável e estamos tentando consertá-la. Colocamos mais fita veda rosca nela mas ainda não está como queremos. 

Fizemos um paraquedas que ficou num formato mais parecido com o de uma flor e um outro que ficou mais circular, e percebemos que o circular funciona melhor. No primeiro utilizamos linha de costura e no segundo testamos uma linha de crochê, pois ela é leve, enrosca menos e fica mais fácil de ser trabalhada, na nossa opinião. 












Comentários

Mensagens populares deste blogue

Robô Gladiador - Geradores e Receptores

Nas aulas anteriores estudamos sobre geradores (força eletromotriz, transforma uma energia qualquer em energia elétrica) e receptores elétricos (força contra eletromotriz, que transforma energia elétrica em uma energia qualquer), que fornecem e recebem a energia de um circuito. Eles podem ser diretamente relacionados com o Robô Gladiador, já que na parte elétrica dele a bateria é o gerador de energia e os receptores são os motores que vão utilizar da energia para fazer o robô se movimentar.

Centro de Gravidade e Centro de Pressão

O centro de gravidade de um corpo é o ponto onde pode ser considerada a aplicação da força da gravidade. Se as dimensões desse corpo forem pequenas, o centro de gravidade praticamente coincide com o centro de massa. O centro de massa é a posição média de todas as partes do corpo, ponderada de acordo com a massa do objeto. Ou seja, é o ponto de equilíbrio das forças gravitacionais que agem sobre o corpo. Para objetos rígidos simples com densidade uniforme, o centro de massa está localizado em seu centro. No entanto, algumas vezes o centro de massa não está em nenhuma parte do objeto. O centro de massa de um anel, por exemplo, está localizado em seu centro, onde não há nenhum material. Para objetos com formas mais complicadas, é preciso de uma definição matemática mais geral do centro de massa: ele é a posição única na qual a soma dos vetores de posição ponderados de todas as partes do sistema é igual a zero. Como os centros de massa e de gravidade estão quase ...

Conclusão dos Projetos e do Blog

Na última segunda-feira, dia 18, fizemos o desafio do castelo de cartas em nossa aula de física. Os grupos da sala disputaram entre si e nosso grupo venceu 4 vezes e empatou 1, o que nos conferiu pontos para a competição de sala. Hoje foi realizado o experimento do empuxo, e nosso grupo utilizou como objeto um canudo de plástico preso a um grampo de grampeador, pois já havíamos testado isso antes e tinha funcionado muito bem. Como esperado pelo teste*, conseguimos um excelente resultado no desafio: nosso objeto ficou por mais de 2 minutos parado na água, sem afundar ou boiar. Nosso tempo foi o melhor entre todos os grupos da escola e estamos muito felizes e orgulhosos com nosso desempenho. *Vídeo do último teste antes do desafio em sala: Como hoje o professor finalizou a competição de sala e não temos mais nenhum trabalho para fazer, esta será a última postagem do blog. Agradecemos a todos que nos acompanharam e, especialmente, ao professor Maurício, que nos ensinou...