Avançar para o conteúdo principal

Segunda Montagem do Foguete

Os membros do grupo se reuniram novamente para montar o novo modelo de foguete proposto. As pessoas que não eram responsáveis pelo foguete estavam presentes para participar das decisões de montagem e compreender melhor o trabalho. 

Com outro modelo de garrafa PET, testamos novamente aletas tanto de plástico quanto de papelão, mas decidimos usar as aletas feitas com plástico de pasta porque elas pareceram mais firmes que o papelão. Mudamos o tamanho e formato das aletas, aumentando seus lados para 6 cm e 7 cm, sendo o maior deles o que está colado na garrafa, com o auxílio de fita adesiva. Observem nas fotos abaixo os novos formatos testados. 

Nas fotos, estamos montando um modelo com a garrafa do Guaraná e mantendo as aletas no meio da garrafa. Porém, depois do teste que fizemos percebemos que se mudássemos a posição das aletas e as colocássemos mais próximas do gargalo, elas girariam no sentido desejado. Então, desenhamos o Segundo Projeto do Foguete (já postado no blog) e ele funcionou.
























Comentários

Mensagens populares deste blogue

Segundo Teste da Base

O grupo se reuniu hoje para testar novamente a base. Realizamos mais lançamentos para termos certeza de que o trabalho funcionará corretamente amanhã em sala de aula. Vamos realizar um lançamento em sala apenas das garrafas, sem aletas e paraquedas, assim como estamos fazendo nos testes atuais. Não foi necessário fazer nenhuma alteração no projeto da base, já que ela está funcionando em todos os testes. Caso o teste de amanhã em sala não funcione, teremos que fazer mudanças no projeto. 

Robô Gladiador - Colisões

Na aula de quinta-feira (22/08), o professor nos pediu para relacionar os temas das aulas estudadas com o nosso próximo projeto, o Robô Gladiador. Matéria: Colisões frontais A colisão entre dois corpos que se movem em uma mesma reta, antes e depois da colisão, se chama colisão frontal. Quais são os tipos de colisão? - Colisão perfeitamente elástica: toda energia da colisão é devolvida. - Colisão parcialmente elástica: parte da energia é dissipada na colisão. - Colisão inelástica: não existe afastamento. Relação com o Robô Gladiador Após a montagem do robô,o maior objetivo do projeto é a competição no qual só ganha quem estourar a bexiga do adversário. Devido a isso, durante a batalha dos robôs, haverá principalmente colisões parcialmente elásticas, na qual parte da energia é dissipada na tentativa de derrotar o adversário, já que um robô ao bater em outro não irá afetar totalmente a sua capacidade.

Centro de Gravidade e Centro de Pressão

O centro de gravidade de um corpo é o ponto onde pode ser considerada a aplicação da força da gravidade. Se as dimensões desse corpo forem pequenas, o centro de gravidade praticamente coincide com o centro de massa. O centro de massa é a posição média de todas as partes do corpo, ponderada de acordo com a massa do objeto. Ou seja, é o ponto de equilíbrio das forças gravitacionais que agem sobre o corpo. Para objetos rígidos simples com densidade uniforme, o centro de massa está localizado em seu centro. No entanto, algumas vezes o centro de massa não está em nenhuma parte do objeto. O centro de massa de um anel, por exemplo, está localizado em seu centro, onde não há nenhum material. Para objetos com formas mais complicadas, é preciso de uma definição matemática mais geral do centro de massa: ele é a posição única na qual a soma dos vetores de posição ponderados de todas as partes do sistema é igual a zero. Como os centros de massa e de gravidade estão quase sempre na mesm