Avançar para o conteúdo principal

Mensagens

A mostrar mensagens de abril, 2019

Teste do Foguete em sala

Hoje na aula de Física os grupos da nossa sala testaram seus foguetes da forma pedida por nosso professor. Como dito anteriormente no blog, o foguete deveria ser amarrado a uma corda e girar de forma estabilizada em cima da nossa cabeça, mantendo o gargalo para trás. Muitos grupos tiveram problemas com o sentido do movimento ou com a estabilidade do foguete, porém o nosso felizmente funcionou bem na primeira tentativa. Entretanto, vamos sempre pensar em formas de melhorar nosso projeto. O professor comentou que esse experimento está relacionado ao centro de gravidade e ao centro de pressão do foguete, e pediu para que os grupos pesquisassem sobre isso. Assim que nossa pesquisa estiver pronta, ela será postada aqui no blog.  Além disso, também devemos fazer uma pesquisa sobre Santos Dumont e os irmãos Wright, que também será postada aqui no blog. 

Segundo Teste do Foguete

Imaginando que o problema estava no formato da primeira garrafa utilizada, o grupo testou o desempenho da garrafa de Guaraná, cujo lado do gargalo não é tão afinado quanto o da garrafa de Coca-Cola. Pensamos que assim o problema da inversão de sentido seria resolvido, no entanto isso não aconteceu e o foguete continuou girando com o gargalo da garrafa para frente. Só conseguimos girar a garrafa no sentido correto quando mudamos a aerodinâmica dela, ao colocar as aletas mais próximas do gargalo da forma proposta no Segundo Projeto do Foguete. Assim, nosso foguete se estabilizou e girou no sentido esperado.  Percebemos que esse foguete com as aletas próximas do gargalo demora um pouco mais que o outro para se estabilizar e girar de forma ''reta'', mas ele funciona e atende ao que é exigido pelo teste que faremos em sala. Se com o andamento do projeto percebermos que ele não é bom o suficiente, vamos pesquisar formas de melhorar seu desempenho. 

Segunda Montagem do Foguete

Os membros do grupo se reuniram novamente para montar o novo modelo de foguete proposto. As pessoas que não eram responsáveis pelo foguete estavam presentes para participar das decisões de montagem e compreender melhor o trabalho.  Com outro modelo de garrafa PET, testamos novamente aletas tanto de plástico quanto de papelão, mas decidimos usar as aletas feitas com plástico de pasta porque elas pareceram mais firmes que o papelão. Mudamos o tamanho e formato das aletas, aumentando seus lados para 6 cm e 7 cm,  sendo o maior deles o que está colado na garrafa, com o auxílio de fita adesiva. Observem nas fotos abaixo os novos formatos testados.  Nas fotos, estamos montando um modelo com a garrafa do Guaraná e mantendo as aletas no meio da garrafa. Porém, depois do teste que fizemos percebemos que se mudássemos a posição das aletas e as colocássemos mais próximas do gargalo, elas girariam no sentido desejado. Então, desenhamos o Segundo Projeto do Foguete (já postado no blog) e ele

Segundo Projeto do Foguete

A fim de melhorar nosso desempenho na tarefa proposta por nosso professor, os membros do grupo responsáveis pelo foguete elaboraram um novo projeto, representado no desenho abaixo.  Esse modelo será testado pelo grupo e então avaliaremos qual dos dois é mais apropriado para o projeto. 

Primeiro Teste do Foguete

O grupo testou os dois projetos mostrados no último post. Como o foguete girava rápido, era difícil ver se ele estava girando corretamente, então gravamos vídeos em câmera lenta para analisar melhor se o projeto estava funcionando bem.  O grupo reparou que o foguete demorou um pouco mas logo se estabilizou, girando da forma esperada. No entanto, não importava o lado em que nós girávamos o foguete, o gargalo da garrafa acabava sempre indo para a frente, sendo que a ideia da tarefa é a garrafa girar com o gargalo para trás. É possível ver no vídeo que a garrafa gira do lado errado e que, mesmo mudando o sentido do movimento, ela se adapta para deixar o gargalo para a frente novamente.  O problema encontrado é que um lado da garrafa pesa mais que o outro e isso acaba dificultando na estabilidade do foguete. Para resolver isso, colamos com fita adesiva a tampinha da garrafa no fundo dela, tentando melhorar o seu equilíbrio, porém não deu certo. Concluímos en

Primeira Montagem do Foguete

Os primeiros modelos de foguete foram montados. Utilizamos garrafas de Coca-Cola de 600 ml e aletas de plástico e de papelão. O plástico foi retirado de uma pasta escolar e o papelão, de uma caixa de sapatos. As aletas são triângulos retângulos e seus catetos têm 5 cm e 4 cm, sendo o maior deles o lado fixado no foguete com o auxílio de fita adesiva. Escolhemos esse tamanho porque achamos que se elas fossem muito largas iriam atrapalhar na aerodinâmica do foguete. Foi amarrado um barbante no meio da garrafa para realizar a tarefa de girar o foguete.   Pasta de plástico utilizada para aletas. Grupo recortando os materiais. Grupo preparando o foguete para o teste.  Primeiro modelo, feito 3 com aletas de papelão. Segundo modelo, feito com 4 aletas de plástico.

Primeiro Projeto do Foguete

Os membros do grupo responsáveis pela construção do foguete elaboraram um desenho para representar essa parte do projeto. Os materiais indicados nas aletas serão testados e o grupo irá escolher o que funcionar melhor. 

Ideias para a construção do Foguete a Água

O grupo está pesquisando sobre as melhores formas de se construir o foguete para a realização do primeiro teste em sala, que já foi comentado anteriormente no blog.  O problema encontrado é que todos os vídeos que assistimos utilizam duas garrafas PET para a construção do foguete, enquanto nosso projeto deve utilizar somente uma. Encontramos apenas um site que mostra o passo a passo da construção de um foguete com uma garrafa. Esse projeto utiliza uma base de isopor e aletas, ou estabilizadores, de papelão. Outros projetos pesquisados utilizam base de madeira e aletas produzidas a partir de um plástico firme, como o de pastas de plástico.  Projeto com base de isopor e aletas de papelão: https://pt.wikihow.com/Construir-Um-Foguete-de-Garrafa Projeto com base de madeira e aletas de plástico: https://www.youtube.com/watch?v=SqHQqD6o8Ng&feature=youtu.be Achamos que a base de isopor será muito fraca para o lançamento, porém tentaremos de ambas as fo