Avançar para o conteúdo principal

Mensagens

A mostrar mensagens de agosto, 2019

Iniciando o projeto do Robô Gladiador

Iniciamos um novo projeto, o do robô gladiador, que deve ser apresentado em outubro. Temos como base estes links indicados por nosso professor: Projeto do Robô Dimensão do Robô O grupo já está se organizando para dividir as funções dos integrantes e construir os primeiros modelos assim que possível. 

Novos Integrantes

Além dos integrantes antigos, foram adicionados ao nosso grupo 3 novos integrantes que participarão do novo projeto do robô gladiador. Assim, o grupo 10 agora é formado por: Ana Helena - 3 Felipe Chiste - 10 Gabriela - 14 Júlia - 17 Larissa - 18 Piero - 28 Renan Godoy - 32 Tereza - 36

Resultado da Competição - Foguete a Água

Hoje todos os grupos de física dos terceiros anos do nosso colégio se reuniram para a competição do foguete. Nosso grupo levou 3 foguetes, 3 paraquedas e 2 cones diferentes por precaução, mas felizmente tudo ocorreu bem e só precisamos usar o projeto inicial. Cada grupo tinha direito a 3 lançamentos que foram cronometrados por nosso professor. Nosso melhor lançamento foi de 07,69 segundos, e os outros dois foram de um pouco mais de 6 segundos. Apesar de em alguns testes já termos atingido tempos melhores, ficamos extremamente felizes com o resultado do foguete! O paraquedas abriu em todas as vezes e tudo funcionou perfeitamente. Ficamos em terceiro lugar no ranking de classificação geral e em primeiro lugar no ranking da nossa sala. Concluímos esse trabalho com sucesso e agora vamos aguardar as instruções de nosso professor para dar início ao projeto do robô gladiador!

Últimos testes - parte 3

Na véspera da competição, nos reunimos pela última vez para a realização dos testes finais. Em alguns lançamentos o foguete não teve o desempenho esperado, e imaginamos que a pressão estava saindo por algum lugar. Colocamos um pouco de fita veda rosca na rolha e depois disso ele funcionou. Fizemos mais foguetes e mais paraquedas, pois queremos estar preparadas para quaisquer incidentes no dia da competição e por isso levaremos vários materiais de reserva. Nosso projeto raramente atinge o tempo esperado de 10 segundos no ar, porém se tudo funcionar já estaremos satisfeitas com o desempenho do nosso foguete. 

Últimos testes - parte 2

Na quarta-feira, dia 07, os membros do grupo se reuniram novamente pois precisávamos consertar os enforca gato da base. Compramos mais fita isolante e conseguimos fixá-los novamente sem maiores problemas. No entanto, o paraquedas continuou não abrindo em alguns testes e não soubemos resolver isto. 

Últimos testes - parte 1

Com a data da competição se aproximando, o grupo se reuniu várias vezes para ajustar os últimos detalhes do projeto. No dia 05 de agosto realizamos um teste que causou problemas na nossa trava e os enforca gato ''explodiram''. Além disso, percebemos que o último modelo utilizado, com o cone maior, era muito pesado e por isso não ia muito alto nos lançamentos. Optamos então por manter o primeiro cone, que deixa o paraquedas um pouco amassado mas que foi o que melhor funcionou nos testes. Percebemos também que os nossos melhores paraquedas são os de saco de lixo, então estamos fazendo vários com esse material para o dia da competição. O conserto que havia sido realizado na base funcionou, pois ela parou de mexer e isso ajudou muito na estabilidade do foguete.

Conserto da Base

No último teste, o grupo percebeu que a base estava um pouco instável. A fim de consertá-la, retiramos toda a fita veda rosca e apertamos mais as porcas, colocando a veda rosca por cima de novo. Também colamos o T com cola quente e fixamos tudo com fita adesiva.